Etiquetas
Entre homens do mar, João Ferreira insistiu em apelar às restantes forças políticas para que clarifiquem posições sobre «o que andaram a fazer e o que pretendem fazer» no Parlamento Europeu.
O desafio reiterado ao longo da campanha pelo primeiro candidato da CDU sobre diversas matérias, foi desta vez feito a propósito da defesa da pesca de cerco, ou não estivesse o candidato de comunistas e ecologistas, acompanhado pelos também candidatos Mariana Silva, do PEV, e João Delgado, do PCP, no porto de pesca daquela cidade.
Já perto da hora do almoço, entre embarcações que chegavam da faina e outras que a preparavam, João Ferreira recebeu daqueles que retiram do mar o pão de cada dia, palavras de reconhecimento pela intervenção realizada pela CDU no euro-hemiciclo em defesa da pesca e dos pescadores.
Ouviu-os, ainda, reafirmar reivindicações persistentes como a valorização da primeira venda do pescado e a alocação de mais meios de avaliação e monitorização dos recursos. Justamente algumas das batalhas que o PCP-PEV tem travado no PE.
Outras, salientou João Ferreira já depois de ter ficado a conhecer um projecto de valorização e monitorização do marisco capturado junto à costa e de ter estado à conversa com os profissionais dentro duma traineira, prendem-se com a possibilidade de uso de fundos europeus para a renovação e modernização da frota.
Assegurado, em resultado da intervenção da CDU, lembrou por outro lado lembrou o cabeça-de-lista do PCP-PEV, foi o pagamento de um montante de compensação aos pescadores e armadores em caso de paragem biológica.
Um entre muitos exemplo do trabalho efectuado e das propostas da CDU, insistiu João Ferreira, que questionado sobre se vai prosseguir até ao fim a campanha baseada no esclarecimento, considerou que era importante que outras candidaturas clarificassem as respectivas posições e propostas, e garantiu que da parte de comunistas e ecologistas esta é com esta forma de estar que o PCP-PEV está confiante na construção de um bom resultado.