Etiquetas
O Banco Central Europeu anunciou ontem um novo aumento da taxa de juro de referência em 25 pontos base fixando-a, para já, nos 3,75%.
Esta opção do BCE, concretizada em nome do combate a uma inflação que esteve sempre longe de ser passageira, está a ser feita com o acordo do Governador do Banco de Portugal e a anuência do Governo português. Uma opção que favorece de forma escandalosa o capital financeiro – mesmo se arrasta consigo riscos para um sistema financeiro que vive mergulhado em actividades especulativas.
Este novo aumento agrava ainda mais a situação de um milhão e cem mil famílias que têm empréstimos à habitação. Os impactos nas MPME e no financiamento do Estado são igualmente preocupantes. Simultaneamente, a opção de tentar travar a inflação por via da degradação do poder de compra e do investimento coloca sérias ameaças à evolução da situação económica de países como Portugal.
Esta decisão do BCE é mais uma que torna claro a quem serve a política monetária e o Euro, bem como, os custos para o País da perda de soberania monetária.
Uma política com a qual PS, PSD, CDS, Chega e IL estão de acordo, e que amarrou o País à estagnação económica e impõe a desvalorização dos salários e das pensões.
ℹ️ Conhece a nota completa ➡️ https://www.pcp.pt/setimo-aumento-con…
