Etiquetas

Évora será a próxima Capital Europeia da Cultura, tendo a candidatura por base o conceito do “vagar”. Por ser um conceito que merece a atenção de todos nós, que cada vez mais corremos com pressa, decidi partilhá-lo convosco. Vagar significa estar livre e sem ter o que fazer, sobrar tempo, falta de pressa, dedicar-se, navegar sem direção, lazer.

Vagar é estar com os amigos, é conviver, é socializar. Vagar é ir ao teatro, ao cinema, a um concerto. Vagar é dançar, é caminhar, é tudo aquilo que nos “vaga” a mente dos problemas do dia a dia, tudo o que nos faz relaxar. Vagar é ouvir música deitado no sofá, é comtemplar as estrelas numa noite de luar, é afagar o pelo de um gato, é apreciar a beleza de uma paisagem, é deitar na relva, é olhar o mar, é viajar, é ler. É no vagar que nos libertamos. É com vagar que chegamos longe.

Vagar é também dedicar-se a causas, ao outro, à comunidade. Ter vagar para estender a mão a quem dela precisa a cada momento, ter vagar para olhar para o mundo em que vivemos com atenção, sem pressa, sem precipitações, olhar com olhos de ver, olhar e compreender.

Compreender que é preciso ver mais além do que aquilo que ouvimos, é preciso aprofundar os assuntos, com calma, com vagar, antes de formarmos a nossa opinião sobre as coisas, para não corrermos o risco de julgarmos o outro ou os outros de forma errada e injusta. É importante termos vagar para estudar os assuntos de forma aprofundada e analisar várias opiniões, sem precipitações. Vagar é também lutar.

Por mais que a nossa vida seja agitada, atribulada, apressada, devemos sempre reservar tempo para vagar. Quando vagamos, relaxamos, repomos energias para o dia seguinte, libertamos hormonas que nos levam ao bem-estar, melhoramos a nossa qualidade de vida.

Quando temos vagar, quando praticamos o vagar, somos mais produtivos, porque a nossa mente precisa de vagar para depois recomeçar.

Por mais que a vida seja apressada, reserve sempre um tempo para o vagar!

E já agora, um bom Natal e aproveite para abraçar todos aqueles que ama, bem de vagar.

“Roda Viva”, 15 de Dezembro de 2022