Assinalou-se ontem o centenário do nascimento de José Saramago, um dos maiores escritores de língua portuguesa, um dos mais destacados intelectuais do Portugal de Abril, militante comunista.

José Saramago foi um escritor que veio do povo trabalhador, a quem amou e foi fiel. Esse homem que, amando o seu povo, amou Abril, com tudo o que comportou de sonho, de transformação e de avanço progressista.

Pode dizer-se que as obras dos grandes artistas são imortais. E são. Sobretudo obras como as de José Saramago, onde estão presentes valores universais como a liberdade, a democracia, a emancipação social, a solidariedade, a soberania, a paz, a cooperação e a amizade entre os povos, o respeito pela Natureza, a esperança e a confiança nos povos, nos trabalhadores, na sua luta.

O PCP assinalou o Centenário de José Saramago com um programa próprio, apresentado numa sessão cultural em Outubro de 2021 materializado num vasto conjunto de iniciativas de que se destaca a publicação da obra «José Saramago, um escritor com o seu povo», o programa da Festa do Avante!, e a Conferência «Uma visão universal e progressista da história – a actualidade da obra de José Saramago», realizada a 22 de Outubro de 2022.

ℹ️ Sabe mais ➡️ https://www.pcp.pt/centenario-de-jose…