“E o preço do gasoil e da mercearia sempre a subir!”
Clube de Geoestratégia do Café Mirante
Decorreu no final do mês passado, em Madrid, uma Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), a qual, segundo os entendidos, serviu para consagrar o novo conceito estratégico da organização, para a União Europeu sair em grande com a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO e para o senhor da Turquia, no dizer do clube de sueca do Café Mirante, “os comer, a todos, de cebolada!”.
Ao mesmo tempo manifestações e contramanifestações por todo o lado. As primeiras clamando pela paz e contra a corrida aos armamentos, as outras defendendo armar a Ucrânia para correr com os russos. Tudo isto porque, como é do conhecimento geral, o senhor da Rússia, que é um grande sacana, mandou a sua tropa invadir a Ucrânia (dirigida por um pequeno sacana), situação aproveitada, agora, pelo senhor da Turquia, um médio sacana, enquanto vão crescendo uns quantos “sacanitas” por toda a Europa, com particular força no leste e no norte, e a nossa querida Tia Europa vai sorvendo chá e trincando bolachinhas.
Um pequeno parêntesis para aprofundamento do conceito de sacana, até porque os sacanas em causa, não sendo iguais, têm natureza idêntica – nacionalista e messiânica. A este título, talvez o Alberto Pimenta nos possa ajudar. O escritor, num célebre discurso em que analisa um certo tipo de sacana, lembra: o pequeno é em tudo igual ao grande, só que em ponto pequeno e o grande, agora é grande mas já foi pequeno.
Façamos um exercício de ficção científica: era a França a tomar o lugar da Finlândia e da Suécia como candidata à adesão à NATO e um Portugal salazarista a tomar o lugar da Turquia. O António de Santa Comba queria arrumar com os resistentes exilados em França e exigiu que só aceitava a adesão do novo candidato se este lhe desse informações regulares e detalhadas sobre os resistentes lá exilados (extraditando alguns se fosse o caso), podendo assim vigiar e controlar os seus movimentos. Nos casos especiais, podia mesmo enviar, em visita, o Rosa Casaco e a sua brigada.
Em síntese, concluiu, lapidarmente, o já citado clube de geoestratégia do Café Mirante: “a Organização dos pistoleiros ficou maior, os Nórdicos venderam a alma mas ficaram com um cão de guarda, a Tia sentiu-se grande e o Urso da Estepe disse ui. O Turco, esse, esfregou as mãos e preparou-se para a limpeza”.
A porra é que o gasoil e a mercearia não param de subir. Contudo, tal como no Café Mirante, não vamos desenvolver mais, os do clube de sueca porque há um pente para jogar, nós porque vamos a banhos, é Verão.
Ao longe vai-se formando a borrasca. Será já o Inverno? E se for General?
“Discurso Directo”, 8 de Julho de 2022