Não há dúvida de que a vacinação é importante para o reforço do sistema imunitário e é por esse motivo que existe um plano nacional de vacinação que se inicia à nascença. No entanto, existem muitos outros fatores que influenciam o nosso sistema imunitário, reforçando-o ou fragilizando-o. Fatores simples, acessíveis e económicos, mas tão pouco abordados. Na atualidade existe uma grande campanha para que todos se vacinem dada a importância do reforço do sistema imunitário para prevenir as complicações causadas pela COVID-19. Mas há uma enorme lacuna em termos educacionais acerca dos outros fatores que contribuem para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Alimentação saudável, composta por micronutrientes (vitaminas e minerais), ômega-3 e outros compostos bioativos (como os polifenóis) são essenciais. Vários estudos demonstram que as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, o ómega-3, o selénio, o ferro e o zinco são fundamentais para o reforço do nosso sistema imunitário. Por outro lado, hábitos alimentares desequilibrados com carência destes nutrientes fragilizam o sistema imunitário e podem reduzir a resistência a infeções, levando a uma maior probabilidade de complicações quando somos expostos a vírus, bactérias ou outros microrganismos.

A vitamina C, por exemplo, fortalece a função de células imunes e a produção de anticorpos. Já a vitamina D aumenta a capacidade dos macrófagos destruírem patógenos e reduzirem infeções, inclusive pulmonares. O ómega-3 atua no processo inflamatório induzindo a resolução da inflamação e auxiliando na cicatrização. O zinco é importante para a manutenção e desenvolvimento de células do sistema imunitário. A deficiência destes nutrientes prejudica as funções imunológicas, aumentando a probabilidade de infeções graves.

A Organização Mundial de Saúde refere que as pessoas com uma dieta equilibrada tendem a ser mais saudáveis, com sistemas imunitários mais fortes e menor risco de doenças crónicas e doenças infeciosas. Recomenda por isso que se coma diariamente uma variedade de alimentos frescos e não processados para obter as vitaminas, minerais, fibras, proteínas e antioxidantes de que o organismo necessita. O consumo de água também é extremamente importante, bem como evitar açúcar, gordura trans e sal refinado. O consumo de refeições equilibradas, contendo porções adequadas de frutas, hortaliças, peixe, carne, ovos, leguminosas e oleaginosas garantem o aporte adequado desses nutrientes. Os suplementos nutricionais devem apenas ser utilizados apenas quando não é possível obter uma quantidade suficiente destes nutrientes através dos alimentos e devem ser recomendados por um profissional de saúde.

Cuide-se e promova a sua saúde, prevenindo a doença!

“Roda Viva”, 13 de Janeiro de 2022