Con­cre­ti­zando o anúncio feito na sessão de dia 2, uma de­le­gação da JCP es­teve pre­sente nas prin­ci­pais ma­ni­fes­ta­ções que acon­te­ceram em Glasgow, ci­dade que aco­lheu a 26.ª Con­fe­rência das Na­ções Unidas para o Clima, a COP 26.

Com o lema «O ca­pi­ta­lismo não é verde», con­signa sob a qual tem par­ti­ci­pado nas mo­vi­men­ta­ções ju­venis em de­fesa do am­bi­ente, a JCP levou à ci­dade es­co­cesa a de­núncia dos es­quemas do mer­cado de car­bono e das zero emis­sões lí­quidas.

Apostar e in­vestir nos trans­portes pú­blicos, na pro­dução local e na­ci­onal e re­forçar os meios do Es­tado para fis­ca­lizar, de­fender e va­lo­rizar o am­bi­ente foram al­gumas das exi­gên­cias que os jo­vens co­mu­nistas por­tu­gueses apre­sen­taram em Glasgow.

Para além das vá­rias ma­ni­fes­ta­ções, a de­le­gação co­mu­nista também par­ti­cipou num se­mi­nário or­ga­ni­zado pelo GUE/​NGL, em con­junto com o de­pu­tado co­mu­nista no Par­la­mento Eu­ropeu, João Pi­menta Lopes, que também es­teve pre­sente em Glasgow.

Em nota de im­prensa, a JCP su­bli­nhou de forma po­si­tiva as im­pres­sões e ex­pe­ri­ên­cias tro­cadas com jo­vens de vá­rios pontos da Eu­ropa.

“Avante!”, 11 de Novembro de 2021