
Alameda Dom Domingos de Pinho Brandão, Arouca
Como é do conhecimento geral, Arouca regista uma afluência crescente de viaturas automóveis, por razões diversas. A insuficiência da oferta ou mesmo a inexistência de transportes públicos, de qualidade e a preços acessíveis, torna imprescindível o recurso a viaturas privadas por parte dos trabalhadores com actividade profissional na vila ou de quem tem de se deslocar à sede do concelho para tratar de qualquer assunto.
Adicionalmente, a estrutura viária, incluindo a maior parte das vias mais recentes, não têm áreas específicas devidamente dimensionadas para o estacionamento. Tendo presente este quadro geral, entende-se que as medidas a adoptar relativamente ao estacionamento, devem assegurar:
1 – nas zonas pagas:
- a) – o limite de 2h/dia por viatura, com os primeiros 30 minutos gratuitos, de forma a aumentar a rotatividade e facilidade de estacionamento, medida que além do beneficio para os utentes servirá de incentivo ao comércio tradicional;
- b) – a criação de cartão residente, uma viatura por fracção habitacional sem garagem, que dê direito a estacionar na rua da habitação, desde que exista lugar disponível.
- c) – a criação de áreas de estacionamento gratuito e sem limite de tempo, para velocípedes e motociclos, incentivando a sua utilização em detrimento das viaturas automóveis.
2 – nas restantes zonas:
2. a) – a marcação de lugares adequados para estacionamento, de forma a não comprometer a fluidez do trânsito. A título de exemplo, refere-se apenas a Rua Pe Adriano S. Moreira, que se entende dever contemplar estacionamento apenas num dos sentidos.
2. b) – a criação de espaços/parques de estacionamento que dêem resposta à necessidade de estacionamento prolongado, urgência reforçada pela indisponibilidade do parque da feira e espaços próximos.
A médio prazo, a melhoria dos transportes públicos, a verificar-se, dará um forte contributo para a alteração qualitativa da situação para melhor e com impacto positivo também a nível ambiental.
Arouca, 23 de Julho de 2019
A Comissão Concelhia de Arouca do PCP