Etiquetas
Agricultura, Ambiente, aproximação à realidade, Arouca, ausência de informação, Aveiro, candidatos, CDU, competência, compromisso, Constituição, cultura, desenvolvimento económico e social, direitos, educação, eleições, Ensino, Equilíbrio, Habitação, honestidade, humanidade, igualdade, intervenção, Jerónimo de Sousa, justiça, juventude, Lúcia Gomes, Miguel Viegas, mudança, natureza, ocultação de projecto, passadiço, património, Paz, PCP, Pescas, PEV, povo, princípios, Programa eleitoral, Propostas, rigor, rio paiva, ruptura, ruralidade, Saúde, Soberania, trabalhadores, turismo activo, valores, vota
“Com esta iniciativa a CDU – Coligação Democrática Unitária – pretende demonstrar que as campanhas eleitorais também podem promover espaços de debate para assuntos concretos,…”
A CDU – Coligação Democrática Unitária – no âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 5 de Junho, realizou, no passado sábado, dia 28 de Maio, na Junta de Freguesia de Canelas, uma Sessão Pública sobre o “Projecto de Desenvolvimento do Turismo Activo do Rio Paiva”, que contou com a presença de Antero Resende, membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” e candidato a deputado por Aveiro na lista da CDU.
Após as intervenções de Tadeu Saavedra da Comissão Concelhia de Arouca do PCP e de Antero Resende seguiu-se um debate. Das diversas questões levantadas mereceram particular destaque:
– a falta de informação publica sobre os pormenores do projecto e a pouca preocupação da autarquia em explicá-lo à população;
– a evidente falta de sentido estratégico da autarquia para o turismo concelhio, evidente na incompatibilidade da aposta simultânea da marca – Paiva, o rio mais selvagem da Europa – com um passadiço de 7 km suspenso nas suas escarpas, entre a ponte de Alvarenga e a Espiunca;
– o perigo de derrapagem orçamental do projecto dada a natureza acidentada dos locais de intervenção;
– as intervenções no rio Paiva deveriam ter como preocupação a preservação da natureza selvagem do rio, em particular eliminando os focos de poluição das suas águas, sem prejuízo de dotar o rio dos equipamentos necessários aos veraneantes e aos praticantes dos designados desportos radicais.
Com esta iniciativa a CDU – Coligação Democrática Unitária – pretende demonstrar que as campanhas eleitorais também podem promover espaços de debate para assuntos concretos, mas principalmente, chamar a atenção para o facto de, apesar da muita propaganda, não exister uma orientação estratégica para o turismo, se quisermos, para o desenvolvimento do concelho, nem por parte dos poderes concelhios nem das tutelas nacionais.
Arouca, 31 de Maio de 2011
A Coordenadora Concelhia da CDU
VER TAMBÉM:
Moção “MINI-HÍDRICAS NOS RIOS PAIVÓ E PAIVA”
Rio Paivó: Recuperação; Preservação e Dinamização